Lançado em 13 de setembro de 1985, "Super Mario Bros."
tornou-se o título mais vendido da história, com 40,32 milhões de cópias,
imortalizando o personagem bigodudo da Nintendo
Desde que "Pong", o primeiro jogo eletrônico a fazer sucesso, em 1972, inaugurou a chamada era dos videogames, a indústria de entretenimento interativo ganhou força, passando a rivalizar com a dos filmes, por exemplo. E nessa trajetória de quase 35 anos, o personagem Mario, o mascote da Nintendo, foi quem mais ganhou notoriedade nesse mundo de bits e pixels.
O baixinho bigodudo apareceu pela primeira vez no arcade "Donkey Kong" em 1981, ainda sem nome. Ele era chamado simplesmente de "Jumpman", ou, o "homem que pula", e enfrentava o gorila gigante que dá nome ao jogo. Para ficar reconhecível mesmo com poucos pixels, o personagem ganhou chapéu, bigode e suspensório.
Segundo a lenda, Mario teria recebido seu nome em homenagem a Mario Segali, o locatário do primeiro escritório da Nintendo dos EUA.
O personagem foi criado pelo já lendário Shigeru Miyamoto, também responsável por "The Legend of Zelda" e o recente "Pikmin". Mario ganhou jogo próprio e um irmão, Luigi, em "Mario Bros.", de 1983, um dos primeiros jogos do Famicom, o nome do NES no Japão.
Mas o grande salto de popularidade se deu com um título que saiu há exatamente 20 anos no Japão. "Super Mario Bros.", lançado em 13 de setembro de 1985, curiosamente uma sexta-feira 13, inovou em diversos aspectos e se tornou um fenômeno social. Sua popularidade foi matéria em diversas revistas e publicações de interesse geral.
Para começar, "Super Mario Bros." formatou um estilo, uma mecânica de jogo, a chamada ação de plataformas, popular até os dias de hoje. Uma das revoluções do título foi o fato de a tela rolar ("scroll", no jargão em inglês), revelando um mapa grande, em contraste com o estilo de tela fixa, em voga na época.
Outro fator de seu sucesso foi ter adicionado elementos de exploração, com inúmeros segredos nas fases, como itens que se escondem em blocos aparentemente normais ou passagens secretas acessadas por pés-de-feijão ou dentro de alguns canos.
A variedade de cenários e o volume de jogo também eram fatores novos. Os mapas tinham passagens para fases no céu, em oceanos e em ambientes subterrâneos. Ao todos eram oito mundos com quatro fases cada um, com direito a um chefe no final de cada mundo.
Junto com o protagonista, "Super Mario Bros." tornou conhecido diversos outros personagens, como Bowser e a princesa Peach. E a cada novo episódio, outros amigos e inimigos foram surgindo, e alguns até ganharam jogos próprios como é o caso do dinossauro Yoshi e do rival Wario.
A trilha sonora, composta por Koji Kondo, também exerceu um papel importante no sucesso do título pela variedade e personalidade. O compositor fez a trilha musical de todos os episódios principais da franquia, além da série "Zelda" e de "Star Fox 64".
Todas essas qualidades fizeram com que o título fosse o mais vendido de toda a história, com 40,32 milhões de cópias no mundo todo e reconhecido pelo livro dos recordes Guinness. Mas há um porém nessa marca. O game, que saiu em 1º de outubro de 1985 nos EUA, era vendido junto com o console no território americano. "Mario" também é a franquia que mais vendeu em toda a história: são mais de 180 milhões de unidades vendidas segundo divulgação da Nintendo de 11 de agosto deste ano.
A popularidade de seus jogos e o crescimento da indústria dos games tornaram o mascote da Nintendo mais famoso que Mickey Mouse, segundo pesquisa feita em 1991. Em 9 de dezembro de 2003, o baixinho foi escolhido para integrar o Museu de Cera de Hollywood, em companhia de outros personagens lendários como Jason de "Sexta-Feira 13", Neo de "Matrix" e a Lara Croft protagonizada por Angelina Jolie.
Sendo o jogo mais popular de todos os tempos, "Super Mario Bros." foi relançado diversas vezes. Teve versão para Game Boy Color e Game Boy Advance, como parte da coleção "NES Classics", que, aliás, está sendo recolocado no mercado hoje (13) no Japão, como parte das comemorações dos 20 anos. Além disso, "Super Mario All Stars" trouxe os quatro títulos do NES para o Super Nintendo.
As homenagens ainda terão o lançamento de "Mario Tennis Advance" e "Dr. Mario & Panel de Pon!", ambos para Game Boy Advance, além do novo modelo do portátil, o Game Boy Micro, menor e mais luxuoso, com frente removível.
A Nintendo japonesa também abriu um site exclusivo para os 20 anos de "Super Mario Bros."
Desde que "Pong", o primeiro jogo eletrônico a fazer sucesso, em 1972, inaugurou a chamada era dos videogames, a indústria de entretenimento interativo ganhou força, passando a rivalizar com a dos filmes, por exemplo. E nessa trajetória de quase 35 anos, o personagem Mario, o mascote da Nintendo, foi quem mais ganhou notoriedade nesse mundo de bits e pixels.
O baixinho bigodudo apareceu pela primeira vez no arcade "Donkey Kong" em 1981, ainda sem nome. Ele era chamado simplesmente de "Jumpman", ou, o "homem que pula", e enfrentava o gorila gigante que dá nome ao jogo. Para ficar reconhecível mesmo com poucos pixels, o personagem ganhou chapéu, bigode e suspensório.
Segundo a lenda, Mario teria recebido seu nome em homenagem a Mario Segali, o locatário do primeiro escritório da Nintendo dos EUA.
O personagem foi criado pelo já lendário Shigeru Miyamoto, também responsável por "The Legend of Zelda" e o recente "Pikmin". Mario ganhou jogo próprio e um irmão, Luigi, em "Mario Bros.", de 1983, um dos primeiros jogos do Famicom, o nome do NES no Japão.
Mas o grande salto de popularidade se deu com um título que saiu há exatamente 20 anos no Japão. "Super Mario Bros.", lançado em 13 de setembro de 1985, curiosamente uma sexta-feira 13, inovou em diversos aspectos e se tornou um fenômeno social. Sua popularidade foi matéria em diversas revistas e publicações de interesse geral.
Para começar, "Super Mario Bros." formatou um estilo, uma mecânica de jogo, a chamada ação de plataformas, popular até os dias de hoje. Uma das revoluções do título foi o fato de a tela rolar ("scroll", no jargão em inglês), revelando um mapa grande, em contraste com o estilo de tela fixa, em voga na época.
Outro fator de seu sucesso foi ter adicionado elementos de exploração, com inúmeros segredos nas fases, como itens que se escondem em blocos aparentemente normais ou passagens secretas acessadas por pés-de-feijão ou dentro de alguns canos.
A variedade de cenários e o volume de jogo também eram fatores novos. Os mapas tinham passagens para fases no céu, em oceanos e em ambientes subterrâneos. Ao todos eram oito mundos com quatro fases cada um, com direito a um chefe no final de cada mundo.
Junto com o protagonista, "Super Mario Bros." tornou conhecido diversos outros personagens, como Bowser e a princesa Peach. E a cada novo episódio, outros amigos e inimigos foram surgindo, e alguns até ganharam jogos próprios como é o caso do dinossauro Yoshi e do rival Wario.
A trilha sonora, composta por Koji Kondo, também exerceu um papel importante no sucesso do título pela variedade e personalidade. O compositor fez a trilha musical de todos os episódios principais da franquia, além da série "Zelda" e de "Star Fox 64".
Todas essas qualidades fizeram com que o título fosse o mais vendido de toda a história, com 40,32 milhões de cópias no mundo todo e reconhecido pelo livro dos recordes Guinness. Mas há um porém nessa marca. O game, que saiu em 1º de outubro de 1985 nos EUA, era vendido junto com o console no território americano. "Mario" também é a franquia que mais vendeu em toda a história: são mais de 180 milhões de unidades vendidas segundo divulgação da Nintendo de 11 de agosto deste ano.
A popularidade de seus jogos e o crescimento da indústria dos games tornaram o mascote da Nintendo mais famoso que Mickey Mouse, segundo pesquisa feita em 1991. Em 9 de dezembro de 2003, o baixinho foi escolhido para integrar o Museu de Cera de Hollywood, em companhia de outros personagens lendários como Jason de "Sexta-Feira 13", Neo de "Matrix" e a Lara Croft protagonizada por Angelina Jolie.
Sendo o jogo mais popular de todos os tempos, "Super Mario Bros." foi relançado diversas vezes. Teve versão para Game Boy Color e Game Boy Advance, como parte da coleção "NES Classics", que, aliás, está sendo recolocado no mercado hoje (13) no Japão, como parte das comemorações dos 20 anos. Além disso, "Super Mario All Stars" trouxe os quatro títulos do NES para o Super Nintendo.
As homenagens ainda terão o lançamento de "Mario Tennis Advance" e "Dr. Mario & Panel de Pon!", ambos para Game Boy Advance, além do novo modelo do portátil, o Game Boy Micro, menor e mais luxuoso, com frente removível.
A Nintendo japonesa também abriu um site exclusivo para os 20 anos de "Super Mario Bros."
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